CEDOJ
Cirurgia de vitrectomia em Jundiaí

Como é feita a cirurgia de vitrectomia?
A cirurgia de vitrectomia é feita por um oftalmologista, que remove o vítreo por meio de uma pequena incisão, e o substitui por uma solução para ajudar o olho a manter sua forma.
No momento da cirurgia é utilizada anestesia local e o paciente é sedado. Em crianças pode ser necessário o uso de anestesia geral. A cirurgia de vitrectomia é um pouco mais delicada que a
cirurgia refrativa e a
cirurgia de catarata.
Para realizar a cirurgia, o cirurgião irá realizar três acessos do globo ocular. No primeiro desses acessos é utilizado o vitreófago, instrumento que fará a remoção do vítreo. No segundo acesso entra a iluminação, já no terceiro entra a substância dentro do globo ocular (que substituirá o vítreo retirado) que poderá ser gás ou óleo.
Quando é indicada a cirurgia de vitrectomia?
É comum a cirurgia de vitrectomia ser indicada para pacientes que apresentam inflamações no globo ocular ou quadros como:
1. Retinopatia diabética
A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes que afeta os olhos. É causada por danos aos vasos sanguíneos do tecido sensível à luz na parte posterior do olho (retina).
2. Moscas volantes
Moscas volantes são chamadas de sujeiras flutuantes.
As moscas volantes são pontos em sua visão. Elas podem parecer manchas pretas ou cinzas, fios ou teias de aranha que vagueiam quando você move os olhos e parecem disparar para longe quando você tenta olhar para eles diretamente.
3. Descolamento de retina
O descolamento de retina descreve uma situação de emergência em que uma fina camada de tecido (a retina) na parte de trás do olho se afasta de sua posição normal.
O descolamento de retina separa as células da retina da camada de vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrição. Quanto mais tempo o descolamento da retina não for tratado, maior será o risco de perda permanente da visão no olho afetado.
4. Complicações da cirurgia de catarata
No caso de complicações da cirurgia de catarata é indicado o procedimento de cirurgia de vitrectomia para reparar o dano causado como infecção, sangramento, inflamação, visão dupla e aumento da pressão ocular são alguns dos possíveis efeitos indesejados do pós-operatório.
Qual o valor da cirurgia de vitrectomia?
O valor da cirurgia de vitrectomia varia de acordo com o tratamento que a cirurgia irá tratar. Apesar do procedimento ser realizado dentro de 3 acessos, o procedimento é feito para tratar diversas doenças ou complicações como citado acima.
No entanto, em cada procedimento cirúrgico ou em cada técnica cirúrgica abordada, o valor da cirurgia varia por conta da utilização de diferentes equipamentos e ferramentas.
Diante da necessidade do paciente e da melhora significativa após o procedimento, é muito vantajoso o custo benefício para o paciente.
Considerações Finais
Você pode encontrar o procedimento de vitrectomia no
Centro de Doenças Oculares de Jundiaí. Entre em contato com a clínica para agendar uma consulta com o oftalmologista para que seja possível identificar a necessidade da cirurgia.
É importante ressaltar que as visitas ao oftalmologista devem ser sempre mantidas em dia, a visão é um dos sentidos mais importantes, por isso opte sempre pelo cuidado dos seus olhos. Em caso de dor forte, alteração de cor, ou sangramento pelos olhos procure imediatamente um oftalmologista ou um atendimento médico de emergência.