CEDOJ

29 de julho de 2021

Como é feita a Cirurgia de Catarata

Cirurgia de catarata em Jundiaí
A cirurgia de catarata é realizada pelo Centro de Doenças Oculares de Jundiaí - Cedoj, o procedimento é realizado com a finalidade de remover o cristalino e implantar uma lente intraocular, que terá a responsabilidade de desempenhar a função natural do cristalino. 

No início, uma iluminação e óculos mais fortes podem ajudá-lo a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interferir em suas atividades normais, você pode precisar de uma cirurgia de catarata. Felizmente, a cirurgia de catarata é geralmente um procedimento seguro e eficaz.

A cirurgia de catarata é considerada o principal tratamento reversível de cegueira. Neste post vamos explicar o que é a catarata, como é feito o diagnóstico e quando a cirurgia é indicada, vamos acompanhar.

O que é catarata?

A catarata é uma turvação das lentes dos olhos. Para pessoas com catarata, ver através de lentes turvas é um pouco como olhar através de uma janela congelada ou embaçada. A visão turva causada pela catarata pode tornar mais difícil ler, dirigir um carro (especialmente à noite) ou ver a expressão no rosto de um amigo.


A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba sua visão logo no início. Mas com o tempo, a catarata acabará interferindo na sua visão.

No início, a turvação da visão causada por uma catarata pode afetar apenas uma pequena parte do cristalino e você pode não estar ciente de qualquer perda de visão. À medida que a catarata fica maior, mais turva o cristalino e distorce a luz que passa por ele. Isso pode levar a sintomas mais perceptíveis.

O que provoca a catarata?

A maioria das cataratas é provocada quando há o envelhecimento ou uma lesão que altera o tecido que constitui o cristalino.


Algumas doenças genéticas hereditárias que causam outros problemas de saúde podem aumentar o risco de catarata.  A catarata também pode ser causada por outras doenças oculares, cirurgias oculares anteriores ou condições médicas, como diabetes. O uso prolongado de medicamentos também pode causar o desenvolvimento de catarata.


O cristalino, onde se forma a catarata, fica posicionado atrás da parte colorida do olho (íris). A lente focaliza a luz que passa pelo seu olho, produzindo imagens claras e nítidas na retina, a membrana sensível à luz no olho que funciona como o filme em uma câmera.


Conforme você envelhece, as lentes de seus olhos se tornam menos flexíveis, menos transparentes e mais espessas. Condições relacionadas à idade e outras condições médicas fazem com que os tecidos dentro do cristalino se rompam e se aglutinem, turvando pequenas áreas dentro do cristalino.


Conforme a catarata continua a se desenvolver, a turvação se torna mais densa e envolve uma parte maior do cristalino. Uma catarata dispersa e bloqueia a luz conforme ela passa através da lente, impedindo que uma imagem bem definida alcance sua retina. Como resultado, sua visão fica turva.


A catarata geralmente se desenvolve em ambos os olhos, mas não de maneira uniforme. A catarata em um olho pode estar mais avançada do que no outro, causando uma diferença na visão entre os olhos.

Quais são os tipos de catarata?

É possível classificar a catarata em 4 tipos diferentes. Entretanto, em todas as categorias de catarata todas afetam o cristalino e causam a turvação no olho.

Tratamento para catarata nuclear em Jundiaí

A catarata nuclear é a catarata que afeta o centro do cristalino, a cedoj possui cirurgia para a complicação clínica. A catarata nuclear pode causar, a princípio, mais miopia ou até mesmo uma melhora temporária em sua visão de leitura. Mas com o tempo, a lente fica gradualmente mais amarela e turva ainda mais a sua visão.

Conforme a catarata progride lentamente, o cristalino pode até ficar marrom. O amarelecimento ou escurecimento avançado da lente pode dificultar a distinção entre os tons de cor.

Tratamento para Catarata cortical em Jundiaí

A catarata cortical afeta a borda do cristalino, para essa condição há cirurgia oftalmológica em Jundiaí. Uma catarata cortical começa como opacidades esbranquiçadas em forma de cunha ou estrias na borda externa do córtex do cristalino. À medida que avança lentamente, as listras se estendem para o centro e interferem com a luz que passa pelo centro da lente.

Tratamento para catarata subcapsular interior em Jundiaí

A catarata subcapsular afeta a parte posterior do cristalino.Uma catarata subcapsular posterior começa com uma pequena área opaca que geralmente se forma perto da parte de trás do cristalino, bem no caminho da luz.

Uma catarata subcapsular posterior frequentemente interfere com a visão de leitura, reduz sua visão em luz forte e causa ofuscamento. Esses tipos de catarata tendem a progredir mais rapidamente do que os outros tipos. Por isso, esteja atento e procure o
centro de doenças oculares de Jundiaí assim que notar diferença em sua vista.

Tratamento para catarata congênita em Jundiaí

A catarata congênita é quando a pessoa nasce ou desenvolve ainda criança. É recomendado que crianças a partir de 1 ano de idade passem a realizar visitas periodicamente em oftalmologistas em Jundiaí, justamente para prevenir e tratar esses tipos de complicações.

Diagnóstico para descobrir a catarata em Jundiaí

Para determinar se você tem catarata, o oftalmologista analisará seu histórico médico e seus sintomas e fará um exame oftalmológico na Cedoj. Seu médico pode realizar vários testes, incluindo:

Teste de acuidade visual em Jundiaí

Um teste de acuidade visual usa um gráfico de olho para medir o quão bem você pode ler uma série de letras. Seus olhos são testados um de cada vez, enquanto o outro olho é coberto.

Usando um gráfico ou um dispositivo de visualização com letras cada vez menores, seu oftalmologista determina se você tem visão 20/20 ou se sua visão mostra sinais de deficiência.

Exame com lâmpada de fenda em Jundiaí

Uma lâmpada de fenda permite que seu oftalmologista veja as estruturas na frente de seu olho com uma ampliação. O microscópio é chamado de lâmpada de fenda porque usa uma linha intensa de luz, uma fenda, para iluminar sua córnea, íris, lente e o espaço entre sua íris e a córnea.

A fenda permite que o médico visualize essas estruturas em pequenas seções, o que torna mais fácil detectar qualquer anormalidade minúscula.

Exame de retina em Jundiaí

Para se preparar para um exame de retina, seu oftalmologista coloca um colírio para abrir bem as pupilas (dilatarem). Isso torna mais fácil examinar a parte posterior dos olhos (retina). Usando uma lâmpada de fenda ou um dispositivo especial chamado oftalmoscópio, seu oftalmologista pode examinar suas lentes em busca de sinais de catarata.

Tratamento de catarata em Jundiaí

Quando seus óculos de grau não conseguem limpar sua visão, o único tratamento eficaz para catarata é a cirurgia.

Cirurgia de catarata em Jundiaí

A cirurgia de catarata envolve a remoção do cristalino turvo e sua substituição por lentes artificiais transparentes. A lente artificial, chamada de lente intraocular, é posicionada no mesmo lugar que a lente natural. Continua a ser uma parte permanente do seu olho.


Para algumas pessoas, outros problemas oculares proíbem o uso de lentes artificiais. Nessas situações, uma vez que a catarata é removida, a visão pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato.


A cirurgia de catarata geralmente é feita em regime ambulatorial, o que significa que você não precisará ficar em um hospital após a cirurgia. Durante a cirurgia de catarata, o oftalmologista usa anestésico local para anestesiar a área ao redor do olho, mas você geralmente fica acordado durante o procedimento.


A cirurgia de catarata geralmente é segura, mas apresenta risco de infecção e sangramento. A cirurgia de catarata aumenta o risco de descolamento de retina.


Após o procedimento, você sentirá algum desconforto por alguns dias. A cura geralmente ocorre em oito semanas.


Se você precisar de uma cirurgia de catarata em ambos os olhos, seu médico irá agendar uma cirurgia para remover a catarata no segundo olho após a cura da primeira cirurgia.

Considerações finais

Como pudemos ver durante esse post, a cirurgia de catarata visa trazer de volta a qualidade de vida, tratando a catarata e devolvendo a visão. O centro de doenças oculares de Jundiaí possui procedimento cirúrgico de catarata, é eficaz e seguro.

Converse com seu oftalmologista se a cirurgia é adequada para você. A maioria dos oftalmologistas sugere considerar a cirurgia de catarata quando a catarata começa a afetar a qualidade de vida ou interferir na capacidade de realizar atividades diárias normais comuns.


Preciso trocar os óculos depois da cirurgia de catarata?
Por CEDOJ 26 de dezembro de 2024
Após a cirurgia de catarata, muitos pacientes não precisarão de óculos, especialmente com lentes intraoculares multifocais, mas ajustes podem ser necessários.
Por CEDOJ 26 de dezembro de 2024
A cirurgia a laser corrige miopia em diversos graus, mas miopias muito altas podem exigir alternativas, como lentes intraoculares ou outras técnicas.
Quem tem ceratocone pode fazer cirurgia refrativa?
Por CEDOJ 26 de dezembro de 2024
Não, a cirurgia refrativa não é indicada para ceratocone avançado, pois pode agravar a condição. Porém, tratamentos como Cross-Linking podem ser recomendados.
É possível operar os dois olhos no mesmo dia na cirurgia de catarata?
Por CEDOJ 26 de dezembro de 2024
Sim, é possível operar os dois olhos no mesmo dia na cirurgia de catarata, desde que não haja contraindicações médicas, com avaliação cuidadosa do oftalmologista.
Posso ficar cego por causa da catarata?
Por CEDOJ 26 de dezembro de 2024
Sim, a catarata pode causar cegueira se não tratada, mas não leva à cegueira total quando tratada adequadamente com cirurgia.
Glaucoma é hereditário?
Por CEDOJ 26 de dezembro de 2024
Sim, o glaucoma pode ser hereditário, especialmente o primário de ângulo aberto. Quem tem histórico familiar tem maior risco de desenvolver a doença.
Sintomas de Glaucoma: Como Identificar o Problema?
12 de novembro de 2024
Os sintomas do glaucoma incluem perda gradual da visão periférica, visão embaçada, dor ocular, vermelhidão e, em casos agudos, halos ao redor das luzes e náuseas. Exames regulares são essenciais para detecção precoce.
Entenda o tratamento de glaucoma e como controlar a pressão ocular
12 de novembro de 2024
O tratamento do glaucoma foca no controle da pressão ocular para evitar danos ao nervo óptico, utilizando colírios, laser e cirurgias conforme o estágio e tipo da doença.
Exame de mapeamento de retina: O que é e por que é importante?
12 de novembro de 2024
O exame de mapeamento de retina é essencial para detectar alterações na retina e no fundo do olho, ajudando a prevenir e diagnosticar precocemente doenças oculares graves.
Como Funciona a Cirurgia Refrativa para Miopia e Astigmatismo?
12 de novembro de 2024
A cirurgia refrativa para miopia e astigmatismo usa laser para corrigir a curvatura da córnea, proporcionando uma visão nítida sem a necessidade de óculos ou lentes de contato.