CEDOJ
O que causa astigmatismo?

O que causa astigmatismo é o formato irregular da córnea ou da lente do olho. Em condições normais, a córnea e o cristalino são lisos e simétricos, isso permite que a luz entre no olho e se concentre na retina na parte posterior do olho.
Nos casos de astigmatismo, a córnea ou lente não tem uma simétrica perfeita. Isso faz com que a luz se espalhe e não se concentre adequadamente na retina.
São dois tipos principais de astigmatismo:
Astigmatismo da córnea quando é a córnea que tem formato irregular, sendo uma parte mais curva que a outra. Dessa forma, a luz se concentre em vários pontos em vez de apenas um, resultando em visão embaçada ou distorcida.
á no Astigmatismo lenticular a lente que fica dentro do olho tem formato irregular, assim a luz se espalha e não foca corretamente.
Existem vários fatores que podem contribuir para o astigmatismo, incluindo:
- Genética: o astigmatismo pode ser herdado dos pais e é mais comum em pessoas com histórico familiar da doença;
- Lesões oculares ou cirurgias: traumas oculares ou certas cirurgias oculares podem causar alterações no formato da córnea ou do cristalino, levando ao astigmatismo;
- Crescimento anormal do olho: condições que causam crescimento anormal do olho, como ceratocone ou degeneração da retina, podem causar astigmatismo.
Como tratar o astigmatismo?

A principal forma de tratar o astigmatismo é através do uso de lentes corretivas, ou óculos e lentes de contato para corrigir o astigmatismo e melhorar sua visão. O optometrista também pode prescrever lentes especialmente projetadas para astigmatismo.
Em alguns casos, a cirurgia pode ser uma opção para corrigir o astigmatismo. Isso pode incluir procedimentos como LASIK ou PRK, que remodelam a córnea para corrigir a curvatura do olho.
Ainda pode ser preciso adequar a iluminação de seu ambiente para ajudar a reduzir o cansaço visual e o desconforto associado ao astigmatismo. Por isso é preciso diminuir o uso de iluminação de tarefa para ler ou trabalhar no computador.
Fazer exercícios para os olhos como forma de fortalecer os músculos ao redor dos olhos, o que pode melhorar sua capacidade de foco e reduzir o desconforto associado ao astigmatismo. Consulte o seu optometrista ou um oftalmologista para obter orientação sobre exercícios que podem ser úteis.
Se você passa muito tempo olhando para a tela do computador ou fazendo outras tarefas que exigem concentração visual, fazer pausas regulares para descansar os olhos pode ajudar a aliviar o desconforto associado ao astigmatismo.
É importante falar com profissional optometrista ou um oftalmologista para determinar o melhor curso de ação para suas necessidades específicas e a gravidade do astigmatismo.
Clínica para tratar astigmatismo em Jundiaí
A Cedoj é a clínica para tratar astigmatismo em Jundiaí. A clínica conta com os médicos oftalmologistas mais bem avaliados da cidade para cuidar da saúde dos seus olhos com toda infraestrutura e tecnologia necessária. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp
clicando aqui!