CEDOJ
Quanto custa a cirurgia pterígio?

O custo da cirurgia de pterígio varia de acordo com o profissional, equipe médica e local de realização escolhido, podendo custar a partir de R$ 2.000,00. A cirurgia de pterígio é realizada em uma sala de cirurgia por um oftalmologista e anestesista. Além dos custos associados à equipe médica, existem os materiais utilizados durante o procedimento, que podem variar de acordo com a técnica cirúrgica empregada no caso.
O pterígio é uma alteração na membrana transparente do olho (chamada conjuntiva). Essa alteração geralmente ocorre na superfície do olho em direção à pupila, por isso o problema é chamado de "carne do olho".
Geralmente é uma lesão que cresce lentamente ao longo da vida, mas pode parar em determinado momento, isso varia de caso para caso. Em casos mais graves de pterígio, pode crescer mais rapidamente ou cobrir a pupila e interferir na visão do paciente.
Quando é indicada a cirurgia de pterígio?

A cirurgia de pterígio é indicada quando a doença cresce o suficiente para atingir a córnea, causando visão turva ou dificuldade de focalizar objetos, caso em que os pacientes desenvolvem astigmatismo e hipermetropia. Também há recomendações quando os sintomas do pterígio afetam a qualidade de vida do paciente.
Como é feita a cirurgia de pterígio?

A cirurgia de pterígio é feita a partir de um procedimento simples que dura em média de 30 a 40 minutos. Existem várias formas de realizar o procedimento, geralmente, apenas a anestesia local é utilizada.
O médico remove o tecido carnoso que se forma no olho e pode ou não adicionar alguma membrana à área. Em alguns procedimentos, enxertos conjuntivais são feitos ou colas orgânicas especiais são adicionadas para manter o tecido ocular no lugar.
Outra opção é transplantar a membrana amniótica para a área dos olhos após a remoção da membrana suculenta. O procedimento é muito seguro porque o tecido derivado da placenta tem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas que impedem a rejeição do enxerto. A radioterapia pode ser usada para ajudar na recuperação.
Quais os cuidados após a cirurgia de pterígio?

Os principais cuidados da cirurgia de pterígio são repouso nas primeiras horas e uso correto do colírio. O paciente deve ser observado no consultório por uma hora. No mesmo dia, o paciente é liberado para ir para casa, no entanto, deve repousar e evitar grandes esforços. As atividades podem ser retomadas no dia seguinte.
É importante que o paciente não coce o olho e use corretamente o colírio prescrito após a cirurgia. Além disso, ele não deve ir à piscina, mar, lago ou praia.
Clínica para cirurgia de pterígio
A clínica para cirurgia de pterígio em Jundiaí, CEDOJ - Centro de Doenças Oculares em Jundiaí, oferece toda infraestrutura e expertise médica necessária para realizar o procedimento com segurança e eficiência. Para agendar uma consulta avaliativa basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp do WhatsApp 11 93056-4321 ou
clique aqui!