CEDOJ
Quais os riscos da cirurgia de catarata?

Os principais riscos da cirurgia de catarata são sangramento ocular, inchaço e perda de fluidos dos olhos, infecção e descolamento da retina, camada da parte interna dos olhos. A cirurgia é considerada um procedimento simples e seguro, porém como qualquer cirurgia possui riscos.
A cirurgia de catarata é considerada um procedimento de baixo risco que simplesmente remove a lente e a substitui por uma lente intraocular (LIO). O procedimento é realizado sob anestesia local e dura cerca de 15 minutos, dependendo da situação, podendo o paciente receber alta minutos após o procedimento.
Hoje, não é mais necessário esperar até que a catarata tenha desenvolvido um certo grau antes de ser operada como no passado. Isso porque a cirurgia de catarata, além de devolver a qualidade de vida ao paciente, afasta a possibilidade de danos permanentes à visão.
Apesar de ser considerada um procedimento simples, a cirurgia de retirada de catarata, como qualquer outro procedimento cirúrgico, apresenta riscos e possíveis complicações. Embora a facoemulsificação e a cirurgia a laser sejam procedimentos altamente precisos, eles ainda carregam alguns riscos.
As principais complicações da cirurgia de catarata incluem:
- Sangramento dentro e fora do olho;
- Inchaço ocular;
- Perda de líquido;
- Infecção;
- Descolamento da retina.
Quais os sintomas de complicação da cirurgia de catarata?

Os principais sintomas de complicação da cirurgia de catarata são dor e vermelhidão nos olhos e inchaço das pálpebras, que são características da endoftalmite. Também pode ocorrer edema da córnea, causando visão turva e, em casos mais graves, descolamento da retina. Em caso de dor intensa, é aconselhável procurar ajuda médica imediatamente.
O paciente pode colaborar para evitar complicações após a realização do procedimento, cumprindo rigorosamente as recomendações médicas.
Como evitar complicações na cirurgia de catarata?

Para evitar complicações da cirurgia de catarata o paciente deve:
1. Uso correto do colírio
O paciente deve utilizar corretamente o colírio prescrito pelo médico após o procedimento, e não deve usar nenhum outro colírio além dos prescritos. Verifique atentamente a receita ou peça ao seu acompanhante para verificar o nome do medicamento, dosagem e curso do tratamento.
Lave bem as mãos antes de usar. Incline a cabeça para trás, de preferência sentado, para maior conforto. Aplique a quantidade de colírio recomendada em sua receita, espere pelo menos 30 segundos com os olhos fechados e repita no outro olho.
2. Não realizar atividades físicas
A prática de atividade física ou a realização de tarefas que exijam grande esforço devem ser adiadas até a aprovação do médico. Essas atividades aumentam o fluxo sanguíneo, o que altera a pressão intraocular e causa desconforto ao paciente.
3. Não utilizar maquiagens
Após a cirurgia de catarata, não é recomendado usar maquiagem nos olhos. Os cosméticos podem conter substâncias que irritam os olhos e afetam a recuperação. Os pacientes também não são aconselhados a esfregar os olhos e evitar lugares claros ou quentes.
Cirurgia de catarata em Jundiaí
A CEDOJ é uma clínica referência na realização da cirurgia de catarata em Jundiaí. Com profissionais qualificados e infraestrutura clínica de ponta, trata dos casos mais simples aos mais graves com precisão e excelência. Para agendar uma consulta avaliativa basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp (11) 93056-4321 ou clicar aqui!