CEDOJ
O que é o teste de acuidade visual?

O teste de acuidade visual é um exame que avalia a capacidade de visão de uma pessoa. O exame é feito a partir de uma tabela chamada de snellen. A tabela é formada por diversas linhas com letras que vão diminuindo de tamanho. A pessoa senta afastada da tabela com um olho tampado e vai lendo as letras e forma de posição.
O teste de acuidade visual é utilizado para medir a percepção e quão bem uma pessoa pode distinguir as coisas com mais clareza. Também conhecido como teste de Snellen, é um teste feito pela leitura de um gráfico que pode identificar problemas oculares.
A acuidade significa forte percepção. Em termos de oftalmologia, refere-se à clareza com que uma pessoa pode ver na vida cotidiana. Portanto, os testes de visão são usados para analisar a capacidade de uma pessoa de distinguir os contornos, cores e formas das coisas. Além disso, também indica se a visão espacial do paciente é boa ou não.
A condição de visão normal é chamada de visão 20/20, o que significa que um indivíduo pode ver detalhes de até 20 pés (cerca de 6 metros).
Como é feito o teste de acuidade visual?

O teste de acuidade é feito a partir da leitura do paciente na tabela de Snellen. Para serem testados, os pacientes devem ficar a 6 metros de distância da tabela, seguindo as recomendações, que geralmente são:
- Cobrir um olho por vez;
- O avaliador indicará qual deve ser lido primeiro, geralmente iniciando pela maior linha da tabela;
- O procedimento deve ser repetido no outro olho.
O exame leva em média 15 minutos e não requer preparo prévio.
Quando realizar o teste de acuidade visual?

O teste de acuidade visual deve ser realizado quando houver necessidade de testar a capacidade visual de um paciente, principalmente quando o mesmo apresenta sintomas. Alguns sintomas que indicam a necessidade de realizar o procedimento (além do tempo de realização de rotina) são:
- Dificuldade para ler ou enxergar à distância;
- Dificuldade para reconhecer as cores;
- Necessidade de aproximar ou afastar muito o rosto de objetos para conseguir enxergar com mais facilidade;
- Problemas para enxergar na claridade ou em locais mais escuros;
- Dor de cabeça frequente e irritação nos olhos.
O que pode ser diagnosticado no teste de acuidade visual?

As principais condições e patologias que podem ser diagnosticadas pelo teste de acuidade visual são os erros de refração como a miopia, astigmatismo e hipermetropia.
Miopia
A miopia é um distúrbio visual caracterizado pela dificuldade de enxergar à distância. Em uma pessoa com visão normal, os raios de luz atravessam a córnea, a primeira lente do olho, e quando atingem a outra lente, a retina, se unem no mesmo ponto para formar uma imagem.
Astigmatismo
O astigmatismo é uma dioptria/erro em um eixo causado por uma alteração na curvatura da córnea e é uma condição ocular muito comum em que a imagem na retina aparece distorcida. Ou seja, para pessoas com esse problema, todos os objetos, não importa o quão longe ou perto, aparecem distorcidos.
Hipermetropia
A hipermetropia, ou dificuldade em ver as coisas de perto, é um distúrbio caracterizado pela visão turva de imagens a distâncias próximas. Pode ser pensado como o oposto da miopia, que é a dificuldade de ver as coisas à distância. Ou seja, visão ruim ao olhar para objetos próximos, como assistir TV ou ler um livro, mas boa visão ao olhar para objetos distantes, como ler sinais de trânsito.
Teste de acuidade visual em Jundiaí
A CEDOJ realiza teste de acuidade visual em Jundiaí desde a criança ao idoso. A clínica oferece atendimento humanizado e tecnologia de excelência para cuidar da saúde dos olhos. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 11 93056-4321 ou clique aqui!