CEDOJ
O causa inflamação no nervo óptico?

A inflamação do nervo óptico pode ser causada por um série de questões como a esclerose múltipla, infecções cerebrais como meningite ou encefalite viral, tumor cerebral, doenças autoimunes, intoxicação medicamentosa, entre outras. O tratamento é feito com base no diagnóstico e grau de complexidade clínica de cada paciente.
A inflamação do nervo óptico, chamada de neurite óptica, ocorre quando há bloqueio da transmissão de informações do olho para o cérebro. Isso acontece porque o nervo perde a mielina, camada que reveste o nervo e é responsável pela transmissão dos impulsos nervosos.
Esta doença, mais comum em adultos de 20 a 45 anos, causa perda parcial ou às vezes total da visão. Geralmente afeta um olho, mas pode afetar ambos e também pode causar dor ocular e alterações no reconhecimento ou na visão de cores.
As principais causas da neurite óptica são:
- Esclerose múltipla - doença que causa inflamação e perda da bainha de mielina de neurônios cerebrais;
- Infecções cerebrais, como meningite ou encefalite viral, provocada por vírus como varicela ou herpes, ou comprometimento pela tuberculose;
- Tumor cerebral, que pode comprimir o nervo óptico;
- Doenças autoimunes;
- Doença de Graves que causa o comprometimento dos olhos;
- Intoxicação por medicamentos, como alguns antibióticos, ou por metais pesados, como chumbo, arsênico ou metanol, por exemplo.
Em casos de causa indefinida, a inflamação do nervo óptico é chamada de neurite óptica idiopática.
Quais são os sintomas de inflamação de nervo óptico?

Os principais sintomas de inflamação no nervo óptico são:
- Perda de visão, que pode ser parcial ou não;
- Dor ocular que piora quando você movimenta o olho;
- Perda da capacidade de distinguir cores.
- A perda de visão geralmente é temporária, mas sequelas como dificuldade em reconhecer cores ou visão turva podem persistir.
Como é feito o diagnóstico de inflamação do nervo óptico?

O diagnóstico de neurite óptica é feito pelo médico oftalmologista com alguns exames que permitem avaliar a visão e a condição do olho, como a perimetria, potenciais evocados visuais, reflexo pupilar ou avaliação do fundo de olho.
Além disso, um exame de ressonância magnética do cérebro pode ser solicitado, o que pode ajudar a identificar alterações no cérebro, como as causadas por esclerose múltipla ou tumores cerebrais.
Qual o tratamento para inflamação do nervo óptico?

O tratamento para inflamação do nervo óptico pode ser feito com medicamentos corticosteróides para reduzir a neuroinflamação, ou cirurgia para descomprimir o nervo óptico, que podem ser necessários em casos oncológicos.
Embora em alguns casos a recuperação seja completa, alguns pacientes podem apresentar sequelas como dificuldade em distinguir cores, alterações no campo visual, sensibilidade à luz ou dificuldade em avaliar distâncias. Dada a importância de procurar atendimento especializado o mais precoce possível sempre que notar sintomas que afetam a saúde ocular.
Oftalmologista para tratar inflamação do nervo óptico em Jundiaí
A CEDOJ conta com oftalmologista para tratar inflamação no nervo óptico em Jundiaí com precisão e excelência. Referência no cuidado com a saúde ocular, a CEDOJ, oferece atendimento personalizado para diagnosticar e tratar condições e patologias que afetam os olhos. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento
clicando aqui!