CEDOJ
Não usar óculos aumenta o grau?

Não! O grau do óculos não aumenta se você deixar de usar lentes corretivas, da mesma forma que, usá-las não tem o poder de fazer a doença regredir.
Deixar de usar óculos, quando necessário, pode ocasionar dor de cabeça, dor nos olhos, mal estar e dificuldade de enxergar, mas não há nenhuma relação direta com o aumento do grau, isso porque, o que causa o aumento do grau são as mudanças na estrutura dos olhos que ocorrem, normalmente, até os 21 anos, quando os olhos ainda estão em formação.
Em alguns casos, a mudança do grau e o aumento do desconforto ocular também pode estar associado ao uso excessivo de telas sem intervalos, e diminuição de atividades ao ar livre, principalmente no quadro de miopia.
Quais são as causas mais comuns para o uso de óculos?

As causas mais comuns para o uso de óculos são: miopia, hipermetropia e astigmatismo (conhecidos como transtornos de refração), e presbiopia, que ocorre pelo envelhecimento natural dos olhos.
Estima-se que cerca de 30% da população adulta necessita utilizar óculos para correção óptica, ao passo que 70% dos idosos utilizam óculos para leitura e/ou para enxergar de longe.
O uso dos óculos prescritos pelo médico oftalmologista para a necessidade do paciente é o tratamento mais simples e seguro para os transtornos mencionados, porém há também a opção de utilização de lentes de contato, e, em alguns casos, há possibilidade de realizar procedimentos cirúrgicos.
Miopia
A miopia ocorre quando o paciente apresenta dificuldade para enxergar objetos distantes, os quais parecem borrados, por conta de fatores relacionados à formação dos olhos. Em suma, quem tem miopia não enxerga de longe.
A miopia é, majoritariamente, uma doença genética e hereditária, porém, passar muito tempo focado em objetos próximos, olhar telas de celulares, tablets e notebooks constantemente podem contribuir no desenvolvimento da doença, uma vez que até os sete anos de idade, a criança encontra-se em período de desenvolvimento visual.
Astigmatismo
O paciente com astigmatismo apresenta defeito na curvatura da córnea, que impede a formação de imagens nítidas quando objetos são observados, sejam eles próximos ou distantes. Deste modo, quem tem astigmatismo apresenta dificuldade de enxergar tanto de longe quanto de perto.
A causa mais comum para o astigmatismo é hereditária, porém pode aparecer já na idade adulta após cirurgia de catarata, transplante de córnea ou cirurgia de pterígio (popularmente conhecido como “carne nos olhos”).
Hipermetropia
A Hipermetropia causa ao paciente dificuldade de enxergar de perto, e ocorre por fatores genéticos, tendo como principal causa o formato do globo ocular, que é mais achatado que o comum, ou sua córnea é mais plana.
É comum que bebês e crianças apresentem quadros de hipermetropia que podem regredir com o passar do tempo, em decorrência do crescimento do globo ocular durante o desenvolvimento.
Presbiopia
A presbiopia, também conhecida como “vista cansada” é a dificuldade de ver de perto, que se manifesta pela dificuldade de enxergar objetos com nitidez, causada pelo envelhecimento natural dos olhos em decorrência da perda da elasticidade do cristalino que ocorre após os 40 anos de idade.
Médico oftalmologista em Jundiaí
O Centro de Doenças Oculares em Jundiaí - CEDOJ conta com médico oftalmologista em Jundiaí experiente em oftalmologia pediátrica, geriátrica e para adultos, para consultas sobre a necessidade do uso de óculos em Jundiaí. Para agendar uma avaliação oftalmológica de rotina, basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp (11) 93056-4321.