CEDOJ
Quando é indicada a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é indicada assim que a doença for descoberta, ou seja, quanto antes a operação for realizada menos riscos ela terá e menores serão as chances de consequências no futuro, como à cegueira, por exemplo.
Dificuldade para ler, visão embaçada e necessidade de muita luz para enxergar com clareza são os primeiros indícios de que uma pessoa esteja desenvolvendo a catarata.
Quando a doença se manifesta no organismo, a única alternativa para recuperar a visão é fazendo a cirurgia de catarata, uma vez que os óculos de grau, colírios e outros tipos de tratamentos não são o suficiente para solucionar o problema.
Apontada como a principal causa de cegueira reversível no mundo, a catarata afeta cerca de 30% dos brasileiros acima de 60 anos. No entanto, com o avanço na área medicinal, a recuperação da visão por meio da cirurgia já é uma realidade.
O que é a catarata?

A catarata é caracterizada pela opacidade que acomete o cristalino, ou seja, a lente natural do olho, impedindo a passagem dos raios luminosos responsáveis pela formação das imagens.
Esta opacidade que se forma, impede o paciente de ter uma visão mais clara e nítida dos objetos e na maioria dos casos, a doença se desenvolve de maneira lenta e progressiva, podendo levar à cegueira se não for devidamente tratada.
Por esta razão, o ideal é diagnosticar o problema no estágio inicial e agir de maneira rápida para ele não progredir.
Como é feita a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é feita com a finalidade de substituir o cristalino por uma lente intraocular, responsável por desempenhar a sua função natural.
A primeira etapa do procedimento consiste na aplicação da anestesia para que o paciente não sinta nenhum tipo de incômodo durante o processo.
Após isso, é realizado um método denominado facoemulsificação que consiste em uma pequena incisão no olho que fragmenta o cristalino em partes pequenas que são aspiradas imediatamente.
Em seguida, o cirurgião introduz a lente que é inserida por meio de uma microincisão no globo ocular.
Normalmente, a cirurgia demora em torno de 20 minutos e não causa incômodos ao paciente.
Quando é preciso fazer a cirurgia de catarata?

É preciso fazer a cirurgia de catarata quando o paciente tiver a visão prejudicada pela doença, ou seja, quanto antes o problema for descoberto e tratado, mais rápido será a recuperação e menor serão as chances de complicações.
Antigamente a cirurgia era indicada apenas aos pacientes que estavam com a doença em estágio avançado. No entanto, hoje o indicado é que ela seja feita o mais breve possível.
Oftalmologista que faz cirurgia de catarata
Para agendar uma consulta com um oftalmologista que faz cirurgia de catarata da CEDOJ, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 11 93056-4321 ou
clique aqui!