CEDOJ
Como tratar pterígio em Jundiaí?

Para tratar pterígio em Jundiaí é fundamental uma avaliação com o oftalmologista, pois somente ele pode indicar o melhor tratamento. Dentre eles, aplicação de colírios e administração de medicamentos, uso de adesivo biológico e remoção cirúrgica.
O pterígio também conhecido como “carne no olho” é caracterizado por uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um determinado tecido na região ocular em direção à córnea.
Não se trata de uma doença ocular infecciosa, porém pode acometer a visão do paciente caso o problema se estenda na região central da córnea.
Normalmente, o pterígio cresce de forma lenta durante a vida e pode se estabilizar em certo ponto. Em casos avançados, a lesão continua progredindo até recobrir o eixo visual que corresponde à pupila, afetando a visão.
Quais são os sintomas do pterígio?

Os sintomas do pterígio podem variar de acordo com a evolução da doença e, em alguns casos, não apresentar nenhum tipo de sinal. De modo geral, os sintomas são:
- Ardência nos olhos;
- Fotofobia;
- Lacrimejamento;
- Olhos avermelhados;
- Sensação de corpo estranho na região dos olhos;
- Visão turva.
Quais são as causas do pterígio?

As causas do pterígio são:
- Exposição contínua dos olhos à luz solar;
- Contato direto dos olhos com vento, poeira ou poluição;
- Olhos secos.
Além disso, alguns fatores podem ser considerados de risco para a manifestação do pterígio como a faixa etária de 20 a 40 anos e ser do sexo masculino.
Qual é o tratamento para o pterígio?

O tratamento para o pterígio pode ser feito de diversas formas. Em casos de sintomas moderados, ele pode ser tratado com colírios ou administração de anti-inflamatórios.
Também é possível utilizar um adesivo biológico ao invés de sutura, como um ponto que diminui a recidiva, que é a possibilidade do problema retornar.
Em alguns casos, pode ser necessário a remoção cirúrgica, porém esse procedimento pode induzir astigmatismo e por essa razão, somente um oftalmologista pode indicar o melhor tratamento para a resolução do problema.
É possível prevenir o pterígio?

Sim, é possível prevenir o pterígio evitando a exposição solar e o contato diretamente com a poeira, por meio do uso de óculos de sol que é o ideal para a proteção dos olhos contra os fatores que podem ocasionar no desenvolvimento do problema.
Oftalmologista para tratar pterígio
Para agendar uma consulta com oftalmologista para tratar pterígio da CEDOJ, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 11 93056-4321 ou
clique aqui!